Medalha Milagrosa

Os Patriarcas da Bíblia: Abraão, Isaac e Jacó

Os Patriarcas da Biblia.jpgAbraão, Isaac e Jacó foram os três grandes patriarcas do Antigo Testamento: Eles foram os primeiros pais, grandes varões que deram origem ao povo hebreu, do qual, no futuro, nasceria Jesus Cristo, o Messias. O livro começa com a narração bíblica da Torre de Babel e a confusão das línguas, uma resposta divina à negligência dos homens por não observarem a aliança que Deus estabeleceu com Noé. Em seguida conta a história de Abraão que, guiado por Deus, deixa sua terra natal e se estabelece na Palestina, onde recebe as promessas divinas: será o pai de um povo numeroso e abençoado, do qual deverá nascer o Messias. A Fé de Abraão será posta à prova com a ordem de sacrificar o seu filho único, Isaac. E por ter sido fiel, ele recebeu as bênçãos de Deus e mereceu ser considerado o "pai dos crentes".

Preciosos ensinamentos podemos tirar de cada uma das lindas histórias dos patriarcas. Jacó, por exemplo, era um homem fraco e sem grandes qualidades humanas. Porém ele era afeiçoado à sua mãe, Rebeca, que o auxiliou a vencer todas as suas dificuldades e a tornar-se um homem novo: Israel, aquele que levou para as gerações futuras a bênção divina. Muitos autores veem em Rebeca uma prefigura de Maria, a Mãe de Jesus, que auxilia seus fracos filhos a vencerem todas as dificuldades desta vida. Essas e muitas outras aplicações ao nosso cotidiano poderão ser feitas durante a leitura das histórias aqui contidas.

O livro "Os Patriarcas da Bíblia: Abraão, Isaac e Jacó" faz parte da Coleção Exemplos de Vida, distribuída pela Campanha Nossa Senhora das Graças através do Programa de Apoio Catequético, que foi lançado pelo Pe. Hamilton José Naville, através da ARNSG, em outubro de 2008. O objeto desta campanha é contribuir para a formação catequética das crianças, distribuindo gratuitamente livros cujo conteúdo narra fatos de personagens da História Sagrada e da vida dos Santos, ajudando assim o trabalho dos catequistas. São belos exemplos que contrastam com a decadência moral, com a onda de crimes e violência que pululam no mundo de hoje.

Conheça melhor o Programa de Apoio Catequético acessando o link:

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.